Ad Code

RETORNAR À PÁGINA PRINCIPAL

Você escuta mas não sabe o que o significado

Sarro
De forma geral, sarro é uma série de coisas nojentas. No entanto, de forma literal, sarro é o nome dado ao resíduo do tabaco, com nicotina e óleos, que fica no fundo do tubo dos cachimbos e piteiras.

Agora, porque “tirar sarro” quer dizer que você está curtindo da cara de outras pessoas, a gente, sinceramente, não sabe.

Boca de Siri
É apenas um fenda e fica extremamente fechado. Logo, “fazer boca de siri” é uma ótima alternativa para quando você quer dizer a alguém “ficar de boca fechada”.

Bode expiatório
Nada mais é que um animal oferecido em sacrifício em rituais religiosos antigos. Logo, ter um pode expiatório é ter alguém que se sacrifica para dar informações privilegiadas ou para conseguir algo em seu nome.

Bofe
Por mais estranho que possa parecer, bofe é o apelido dado ao pulmão. Logo, alguém que esteja “botando os bofes para fora” é alguém que está sem fôlego.

Bugalhos
Alhos, todo mundo sabe o que é, mas e bugalhos? Se você diz, mas não conhece o significado desta palavra, fique sabendo que se trata de nozes da galha de árvores como o carvalho.

Eira e Beira
“Nem eira nem beira”, já disseram isso a você? Se sim, fique sabendo que essa pequena palavra diz respeito a um local de terra batida ou cimentado, como um quintal. Já, com relação à palavra “beira”, os dicionários apontam como um telhado avançado.

Logo, alguém que não tem eira nem beira é alguém que não tem nada, nem quintal, nem teclado.

Estribeira
Quem nunca ouviu falar em “perder a estribeira”? A expressão quer dizer que alguém perdeu a calma ou ficou desnorteado, mas estribeira é outra coisa na vida real.

O nome é dado à correia que prende o estribo, lugar onde se coloca o pé quando se monta um cavalo; ao arreio ou sela. Logo, alguém que perde a estribeira perde o controle da montaria e está em maus lençóis.

Jerico
E você, sabe o que é uma ideia de “jerico”? Quer dizer uma ideia pouco inteligente, ou de “asno, burrico, jumento”.


Na Bíblia, Jó é um personagem que enfrenta as piores provações da vida, mas não deixa sua fé em Deus se abalar. Logo, quando alguém tem “paciência de Jó” é porque sabe esperar sem se abalar com a demora, não perde a perseverança.

Ad Code

ESCRITOS E RELATOS